Diferença entre MDF e MDP
Você sabe qual é a diferença entre MDF e MDP?
Estas duas matérias-primas são muito usadas na confecção e produção de móveis, tanto aqueles que são comuns e vendidos prontos em lojas, como os móveis planejados ou feitos sob medida.
Ambas são madeiras, material muito popularizado para móveis, decoração e revestimentos de interiores. A alta demanda por madeira maciça não suprida há muitas décadas, fez surgir um material à base de madeira, porém adaptado para chapas reconstituídas, hoje conhecidas como MDF e MDP.
São materiais que auxiliam na preservação do meio ambiente e têm um custo mais acessível, com maior variedade de cores, tamanhos e acabamentos. E hoje são ostensivamente utilizados na fabricação de mobiliários.
A composição de cada uma é diferente, sendo o MDP (Medium Desinty Particleboard ou Partícula de Média Densidade) formado por três camadas que podem ser denominadas de chips ou cavacos de madeira, sendo as duas camadas externas, mais finas, e a camada interna, mais grossa.
Por ter uma alta resistência é muito utilizado na composição estrutural de móveis, gavetas, prateleiras, painéis, mesas, armários, nichos e outros.
Já o MDF (Medium Density Fiberboard ou Fibra de Média Densidade), não é feito por camadas, mas um material homogêneo resultado de fibras de madeira com resina sintética. Mais maleável que o MDP, além de ser muito usado em artesanato e decoração, também é de extrema utilidade em acabamentos de móveis.
A Artezanato Móveis não confecciona mobiliário planejado, mas cria e produz móveis sob medida através de uma marcenaria própria, especializada e de alta qualidade para todos os tamanhos de ambientes.
Para isso, trabalhamos conjuntamente com arquitetos que são os profissionais especializados e capacitados para projetar mobiliários com base na medida exata do ambiente. Cada peça de um móvel tem um corte específico que se encaixa perfeitamente, produzidos exatamente conforme as dimensões do local, preenchendo-o milimetricamente.